Para garantir uma cidade mais iluminada e segura, a Prefeitura de Contagem assinou o novo contrato de iluminação pública e extensão de rede para ampliar os serviços em todas as regiões. Os trabalhos com a nova prestadora de serviço já estão sendo realizados em vários bairros, simultaneamente, a fim de atender com urgência as demandas apresentadas pela população.
As ações que passam a ser oferecidas incluem, não apenas reparos e manutenções, mas também serviços de extensão de rede, remanejamento de postes de luz e a ampliação do parque luminotécnico, com a implementação de luminárias LED em todas as ruas e regiões do município. A empresa responsável pela prestação dos serviços é a SPE BD - Serviços de Iluminação Pública Ltda. O novo contrato terá duração de 36 meses e representou um investimento de R$69,6 milhões.
Os serviços já começaram a ser realizados, dando vazão às demandas reprimidas apresentadas pelos moradores. Avenidas, ruas, travessias, vielas, becos, escadarias, escadões, travessas, praças, passeios, parques, áreas de lazer, campos de futebol, faixas de pedestres, trevos, pontes, viadutos, estacionamentos públicos e monumentos históricos no município serão contemplados.
A prefeita Marília Campos falou sobre este novo momento em que os serviços poderão ser intensificados em toda a cidade. “Agora com o novo contrato celebrado, as solicitações de troca de lâmpadas ou extensão da iluminação podem ser feitas junto às administrações regionais para que o atendimento entre no cronograma. Aos poucos Contagem vai avançando, vamos atendendo às demandas urgentes para que aqui seja cada vez mais uma cidade feliz”, reforçou.
Neste momento, as equipes estão realizando a manutenção em diversos bairros de Contagem, como o Pedra Azul, no Nacional; Novo Eldorado, na região Eldorado; Novo Progresso, na Ressaca; Riacho das Pedras, na Riacho; Colonial, na Sede, entre outros. Todas as solicitações feitas pelos moradores junto às administrações regionais foram registradas e serão atendidas.
A força-tarefa já está trazendo resultados positivos, como destacou José Carlos Menezes, administrador da Regional Eldorado. “Estamos reduzindo as demandas reprimidas, graças ao novo contrato. A participação popular está contribuindo muito para que a prestação de serviço e a dinâmica da cidade funcionem cada vez melhor”, disse.
Histórico
As ações para melhorar a iluminação pública da cidade já vêm sendo executadas nos últimos anos. Em 2021, 7.375 lâmpadas comuns, de vapor de sódio ou mercúrio, foram substituídas por lâmpadas de LED, até 25% mais econômicas e com maior durabilidade. Em 2022, o número de luminárias comuns substituídas por lâmpadas LED foi de 7.142.